Institucional
Sescoop/SP
Fescoop/SP
Cooperativismo
Serviços
Central de Informações
Agenda de Eventos
 

 

 

Palestra de Marcos Fava Neves marca evento de 50 anos da Credicana
07/05/2019

A Credicana realizou no último dia 3 de maio, em Assis, um evento que uniu comemoração e disseminação de conhecimento técnico. Mais de 200 pessoas estiveram reunidas no Teatro Municipal de Assis para homenagens aos fundadores da cooperativa, palestra do professor Dr. Marcos Fava Neves (USP) e debate entre representantes das indústrias sucroalcooleiras. O superintendente executivo corporativo da Ocesp, Aramis Moutinho, esteve presente à ocasião.

A cooperativa, que completou 50 anos este ano, foi uma das homenageadas no último Encontro de Dirigentes do Cooperativismo Paulista, no dia 18 de abril, com uma placa comemorativa do jubileu de ouro. A homenagem foi recebida em Marília pelo presidente da Credicana, Waldyr Max Junior.
Também não faltaram homenagens durante o evento da cooperativa. Na ocasião, foram homenageados os fundadores José Fadul Júnior, Waldyr Max, Maria Amélia de Souza Dias, Antenor da Silva Carvalho, Jair Ribeiro da Silva e Marina Reis.
De acordo com o superintendente da Ocesp, Aramis Moutinho Junior, apesar da emoção que marcou as homenagens, o evento não foi apenas comemorativo. “Teve momento de emoção, mas foi, na verdade, um evento de capacitação para melhor o negócio, gerar emprego e oportunidades de mercado para a cooperativa que chegou aos 50 anos e precisa se preparar para os próximos 50”, avalia Aramis.
O presidente da Credicana, Waldyr Max Junior, acrescenta que o evento teve emoção, trabalho, reflexão e oportunidade de obter conhecimento. “Foi um evento inédito, porque conseguimos reunir representantes das unidades industriais da nossa região, para falar sobre o setor. Pela primeira vez todos estavam juntos no mesmo lugar para esse fim e ficamos muito contentes, porque contamos com a presença também de representantes das cooperativas”, comenta.
Palestra
O Sescoop/SP apoiou o evento com a realização da palestra sobre o panorama atual e futuro do setor sucroenergético, com Marcos Fava Neves, um dos brasileiros mais conhecidos e respeitados internacionalmente na área de agronegócios.
Durante o evento, Fava Neves traçou o cenário do agronegócio, destacando que o Brasil exporta alimento para o mundo todo, o que significa dizer que o país é gerador de paz. Focando no setor canavieiro, o palestrante disse que esta safra não produzirá mais cana que na anterior.
O palestrante observou ainda que o custo de produção está muito mais alto - aumentou muito o número de pragas e doenças por conta da eliminação da queima e isso encareceu a lavoura, levando à falta de investimentos nos canaviais. Além disso, o volume de açúcar e etanol produzido por hectare é o mesmo que há 10 anos, o que explica a crise do setor.
Em pouco mais de meia hora, Fava Neves citou e comentou 20 itens de planejamento para a construção de margens na cana 2019-2028. O palestrante frisou que o momento deve ser de observação no que vai acontecer com o preço da gasolina e do petróleo. Ele acredita que esse ano será de combustíveis mais caros no Brasil.
“Com a subida do petróleo e da gasolina, podemos arrancar a safra com preços do etanol mais sustentados e mix indo para o combustível, com isto, ajudará a tirar mais açúcar do mercado e contribuir para empurrar os preços do açúcar para cima. O que não pode acontecer agora na entrada da safra é o preço cair na usina pelas conhecidas necessidades de caixa e não cair na bomba, fato que se repete desde que acompanho o mercado, prejudicando o aumento de consumo de hidratado”, ponderou o palestrante.
Debate
O último ato do evento promovido em comemoração aos 50 anos da Credicana foi o debate entre representantes das indústrias sucroalcooleiras, do qual participaram Fábio de Rezende Barbosa, diretor da NovAmérica; José Eugênio de Rezende Barbosa Sobrinho, diretor da Agroterenas; Leandro Zambianco, diretor da Nova Platina; Dorival Finotti, diretor da Enersugar; e Sylvio Ribeiro do Valle Mello Júnior, presidente da Assocana. A moderação ficou por conta de Walter Luiz Martinho, que representou a Credicana.
*Com informações da Credicana


Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo
Rua Treze de Maio, 1376 – Bela Vista
CEP: 01327-002 – São Paulo/SP
Fone: (11) 3146-6200


Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados à OCESP. Este material não pode
ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído
sem prévia autorização.
 
Atrium Sao Paulo Consultores
 
Atrium Sao Paulo Consultores Atrium Sao Paulo Consultores