Institucional
Sescoop/SP
Fescoop/SP
Cooperativismo
Serviços
Central de Informações
Agenda de Eventos
 

 

 

Associação da Mulher Unimed de Lins comemora Dia Nacional do Sistema Braille
23/04/2019

O dia foi comemorado a partir da realização de muitas ações

Braille são pontos mágicos que se transformam em letras. Letras que se transformam em palavras. Palavras que completam o mundo das pessoas cegas com informações, histórias e formas.
O Dia Nacional do Sistema Braille é celebrado no dia 8 de abril e foi criado em homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, intitulado como o primeiro professor cego do Brasil. A data comemorativa existe no Brasil desde 2010.

José nasceu cego e, aos 10 anos de idade, foi enviado à Paris para estudar no Instituto Real dos Jovens Cegos. Lá aprendeu a recém-criada técnica de Braille. Ao voltar ao Brasil, ensinou e espalhou o novo sistema de educação para cegos pelo país.
Devido a sua importante contribuição para a melhoria no aprendizado das pessoas com deficiência visual, José de Azevedo recebeu o título de "Patrono da Educação para Cegos no Brasil".

A Associação da Mulher Unimed de Lins (AMUL), por meio do Departamento de Responsabilidade Social da Unimed de Lins, oferece à comunidade serviços como a alfabetização em Braille, adaptação de material, cursos para multiplicadores, além de dispor de uma ampla e belíssima biblioteca, repleta por livros em adaptados à linguagem especial, disponíveis para empréstimos. A sede da Associação fica na Rua Dom Bosco, 13, no Centro de Lins.

(Fonte: Unimed Lins)


Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo
Rua Treze de Maio, 1376 – Bela Vista
CEP: 01327-002 – São Paulo/SP
Fone: (11) 3146-6200


Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados à OCESP. Este material não pode
ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído
sem prévia autorização.
 
Atrium Sao Paulo Consultores
 
Atrium Sao Paulo Consultores Atrium Sao Paulo Consultores