Institucional
Sescoop/SP
Fescoop/SP
Cooperativismo
Serviços
Central de Informações
Agenda de Eventos
 

 

 

Associados do Sicredi participarão da World Credit Union Conference
23/04/2019

Jovens selecionados desenvolveram projetos de relevância social e econômica que impactaram positivamente as comunidades

Associados do Sicredi vão representar o Sicredi em um dos principais eventos do setor: o World Credit Union Conference (WCUC), que acontece entre os dias 28 e 31 de julho deste ano, nas Bahamas. Guilherme Fernandes de Melo, 23 anos, associado da Sicredi Paranapanema PR/SP; Tiago Franciscon Luiz, 31 anos, associado da Sicredi Norte Sul PR/SP; e Marcos Antonio Gea Paulino, 31 anos, associado da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP terão a oportunidade de apresentar os projetos que coordenaram nas suas regiões, durante o evento internacional, dentro do programa World Young Credit Union People (WYCUP).

O WYCUP é destinado a cooperativistas de até 35 anos, que tenham desenvolvido iniciativas de relevância econômica e social nas regiões onde atuam as cooperativas de crédito. Este ano, o Sicredi participa do programa com 10 projetos inscritos, sendo três de associados e sete de colaboradores. Todos integrarão a comitiva brasileira, que contará com mais de 200 participantes.

Para definir os representantes do Sicredi na WCUC, foi realizada uma seleção a partir de projetos inscritos por participantes no Summit dos Comitês Jovens, realizado em Curitiba, em 2018. Com o tema Educação Financeira, um dos projetos escolhidos foi desenvolvido por Guilherme Melo, que também é coordenador de núcleo e membro do Comitê Jovem da Sicredi Paranapanema PR/SP, em Cândido Mota (SP), levou informações sobre orçamento doméstico e planejamento financeiro para um grupo de mulheres que se reúne para a confecção de tapetes e artesanato no salão comunitário da cidade.

Outro selecionado, o projeto “Jovens Inspiradores”, idealizado e organizado pelo associado Tiago Franciscon Luiz,  que também é integrante do Comitê Jovem Sicredi Norte Sul PR/SP, começou em Ribeirão Claro (PR), e consiste em reunir pessoas de Ribeirão Claro (PR) para conversar com alunos do Ensino Médio que estão passando por fases de escolha, como o vestibular. Os convidados são estimulados a contar sua trajetória de vida destacando desafios e realizações e servindo de inspiração para os jovens. Atualmente o projeto está em fase de expansão para outras cidades da área de atuação da cooperativa.

Já o produtor de leite de Iporã (PR) e associado da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Marcos Antonio Gea Paulino, desenvolveu um sistema que facilita o tratamento e alimentação de bezerras. Além disso, ele realizou palestras com produtores rurais do município explicando técnicas de manejo e nutrição animal para obtenção de melhores resultados nas propriedades rurais.

A Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito é um evento promovido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU – World Council of Credit Unions) e acontece uma vez por ano, normalmente em julho, desde 1995. A Conferência recebe participantes do mundo todo para networking e troca de conhecimento sobre as melhores práticas para cooperativas de crédito.

(Fonte: Sicredi)


Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo
Rua Treze de Maio, 1376 – Bela Vista
CEP: 01327-002 – São Paulo/SP
Fone: (11) 3146-6200


Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados à OCESP. Este material não pode
ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído
sem prévia autorização.
 
Atrium Sao Paulo Consultores
 
Atrium Sao Paulo Consultores Atrium Sao Paulo Consultores