Institucional
Sescoop/SP
Fescoop/SP
Cooperativismo
Serviços
Central de Informações
Agenda de Eventos
 

 

 

Superintendentes do Sistema Ocesp alinham estratégias do cooperativismo brasileiro em encontro da OCB
04/04/2019

Nesta quarta-feira, 3, os superintendentes do Sistema Ocesp, Flávio Bersani e Aramis Moutinho Jr., participaram do Encontro de Superintendentes do Sistema OCB, cujo objetivo foi alinhar nacionalmente as estratégias do cooperativismo brasileiro para 2019.

O evento contou com representantes das unidades estaduais e teve programação conduzida pelo superintendente do nacional, Renato Nobile, e pelas gerentes do Sescoop Karla Oliveira e da OCB Tânia Zanella.

Segundo Bersani, a reunião foi muito importante por estreitar ainda mais relação entre o Nacional e unidades estaduais, com foco no alinhamento e em uma atuação mais uniforme do Sistema. "Abordamos projetos e alinhamentos estratégicos e foi demonstrado como o Sescoop Nacional vem estruturando o sistema cooperativista em todo o Brasil. Foram apresentadas diretrizes focadas no aperfeiçoamento da atuação de todo o Sistema, desde procedimentos de Transparência Pública até processos internos", explica.

O superintendente técnico corporativo do Sistema Ocesp destaca a preocupação da OCB com a qualidade do atendimento às cooperativas. "Foram debatidas também soluções de desenvolvimento educacional, como EAD e plataforma de compartilhamentos e a importância de se ter uma visão mais estratégica na implantação do Fundecoop para unidades do Norte e Nordeste".

Além disso, Bersani ressalta o debate sobre o fortalecimento da campanha do SomosCoop, o Programa de Integridade, que visa gestão de recurso público com transparência e integridade, o Anuário e o Congresso do Cooperativismo Brasileiro; reestruturação dos ramos e contrato de gestão com Ministério de Cidadania. "Foi uma reunião fundamental e a primeira de outras que acontecerão em 2019", acrescenta.

Reestruturação dos ramos

O superintendente Renato Nobile destacou a importância do envolvimento das organizações estaduais no processo de transição que envolve a reclassificação dos ramos do cooperativismo – atualmente 13 e, a partir de 31/12, apenas sete. “Além de divulgar essa novidade, as organizações estaduais têm um papel essencial que é o ajuste, de acordo com essa nova conceituação, nos seus sistemas internos. Vale destacar que os estados têm até o dia 31/10 para concluir essa fase e nos informar sobre as mudanças ocorridas em seus sistemas. Isso é importante para que nós, do nacional, realizemos a atualização no nosso sistema, até o dia 31/12”, comenta.


Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo
Rua Treze de Maio, 1376 – Bela Vista
CEP: 01327-002 – São Paulo/SP
Fone: (11) 3146-6200


Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados à OCESP. Este material não pode
ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído
sem prévia autorização.
 
Atrium Sao Paulo Consultores
 
Atrium Sao Paulo Consultores Atrium Sao Paulo Consultores