Institucional
Sescoop/SP
Fescoop/SP
Cooperativismo
Serviços
Central de Informações
Agenda de Eventos
 

 

 

Cooperativas buscam apoio de deputado contra aumento da energia no campo
15/02/2019

 

Nesta quinta-feira, 14 de fevereiro, cooperativas de eletrificação rural do Estado de São Paulo e dirigentes da Ocesp reuniram-se com o deputado estadual eleito Frederico d’Avila na Casa do Cooperativismo Paulista para discutir o decreto nº 9.642/18, que retira descontos na energia para produtores rurais e prejudica cooperativas de eletrificação.

Durante o encontro, organizado pela Ocesp, o deputado manifestou apoio à revogação integral do decreto. D’Avila foi um dos deputados eleitos com auxílio do cooperativismo paulista e é próximo ao Sistema, além de ser cooperado da Cooperativa Agro Industrial Holambra e da Ceripa.

Segundo o presidente da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Estado de São Paulo (Fecoeresp), Danilo Pasin, a reunião teve como objetivo sensibilizar d’Avila sobre a questão do decreto relacionada às cooperativas de eletrificação. "O deputado já estava a par no que se refere ao agronegócio e à irrigação. Era importante colocarmos também o aspecto de Infraestrutura e das cooperativas de eletrificação rural, que podem acabar extintas", explica.

Na reunião, ficou definido que a Fecoeresp, com apoio da Ocesp e da OCB, organizará documento sobre como a queda nos descontos inviabilizaria a atuação das cooperativas de eletrificação, que deverá ser encaminhado aos Ministérios de Minas e Energia e da Agricultura e à própria Presidência da República. "Indiretamente, o decreto afeta o agronegócio, já que muitos produtores, especialmente os pequenos, ficariam sem energia", destaca Pasin.

Segundo o deputado Frederico d’Avila, o governo já está ciente dos riscos do decreto e deverá tomar providências. "O decreto vai se traduzir em aumento de custo na energia e consequentemente aumento nos custos na produção, no produto final e arrocho da renda e da lucratividade do empreendedor", afirma.

O presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, ressalta a importância do engajamento político por parte das cooperativas. “É nessas horas de maior dificuldade que sentimos a necessidade de ter parlamentares comprometidos com o cooperativismo, como o Frederico d’Avila. Por isso, persisto no trabalho de sensibilizar os dirigentes cooperativistas a apoiarem e divulgarem os políticos próximos do nosso movimento”.

Com a parceria de cooperativas de diversos ramos, a Ocesp conseguiu contribuir, no último pleito, para a eleição de 22 parlamentares: dez deputados estaduais, dez deputados federais e dois senadores.


Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo
Rua Treze de Maio, 1376 – Bela Vista
CEP: 01327-002 – São Paulo/SP
Fone: (11) 3146-6200


Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados à OCESP. Este material não pode
ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído
sem prévia autorização.
 
Atrium Sao Paulo Consultores
 
Atrium Sao Paulo Consultores Atrium Sao Paulo Consultores