Institucional
Sescoop/SP
Fescoop/SP
Cooperativismo
Serviços
Central de Informações
Agenda de Eventos
 

 

 

Tese de doutorado pretende auxiliar no planejamento estratégico das cooperativas 
06/12/2017

A professora Maura Padula, uma das participantes do Encontro de Comunicadores do Sescoop/SP, está desenvolvendo sua tese de doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) sobre a Escala de Bases de Comprometimento Organizacional (EBACO) dentro do sistema cooperativista. Para validar a ferramenta, que poderá auxiliar no planejamento estratégico das cooperativas, a pesquisadora precisa da participação dos cooperativistas paulistas em uma pesquisa. Veja como você pode ajudar.

____________________________________________________________________________

Prezado colega,

Como frequentemente discute-se no sistema cooperativo, entre os diversos desafios enfrentados pelo segmento estão questões relacionadas à identidade e à participação dos associados nas organizações cooperativistas e, por isso, têm sido assuntos frequentes de estudos dos pesquisadores e especialistas da área comunicação. Trabalhamos permanentemente não apenas para informar, mas, também, para fortalecer o vinculo entre a cooperativa e seus associados em nível de governança.

Em meu trabalho de doutorado, que desenvolvo na ECA/USP, trago esse tema para estudo e neste momento preciso da ajuda do próprio sistema cooperativo (e da sua ajuda em especial) para validação de uma ferramenta que certamente muito nos ajudará no planejamento estratégico das cooperativas. Trata-se da Escala de Bases de Comprometimento Organizacional (EBACO), originalmente elaborada e testada no Brasil pelo pesquisador Carlos Alberto Freire Medeiros (2003/2005). Mas, para que ela seja considerada válida também no ambiente cooperativo, é preciso aplicá-la/testá-la em um número significativo de pessoas (amostra) associadas a cooperativas, independentemente do ramo. A EBACO nos permite mensurar/analisar o nível de comprometimento das pessoas em relação às organizações a que estão vinculadas, a partir de sete variáveis, apresentadas no quadro a seguir:

VARIÁVEL
O QUE BUSCA AVALIAR
Afetiva
Crença e identificação com a filosofia , os valores e os objetivos organizacionais.
Obrigação em permanecer
Crença que tem a obrigação de permanecer, que não seria certo deixar, que se sentiria culpado.
Obrigação pelo desempenho
Crença que deve se esforçar em benefício da organização, ajudar com seu trabalho a atingir os objetivos da cooperativa.
Afiliativa
Sentimento de fazer parte. Crença de que é reconhecido pelos colegas como membro do grupo.
Falta de recompensas e oportunidades
Expectativas de retorno. Crença que o esforço extra em benefício da organização deve ser recompensado e que a cooperativa deve dar-lhe mais oportunidade.
Linha consistente de atividade
Obrigação às regras. Crença que deve manter atitudes e regras com objetivo de manter a cooperativa.
Escassez de alternativas
Crença que possui poucas alternativas se deixar a cooperativa.

 

O questionário para levantamento da EBACO é formatado em escala Likert, na qual para cada afirmação o respondente avalia numa escala de 1 (discordo totalmente) a 6 (concordo totalmente), tendo ao centro níveis intermediários. Em nosso estudo, o questionário está disponível on line e o tempo necessário para responder é de cerca de 8 minutos, SEM IDENTIFICAÇÃO DO RESPONDENTE.

IMPORTANTE: Em momento algum preciso ter acesso ao mailing de associados de sua cooperativa. Por isso, peço a parceria neste processo, pois o convite para responder à pesquisa deverá ser “disparado” por cada cooperativa para seus associados, dando liberdade aos cooperados para colaborar ou não com minha pesquisa, SEM IDENTIFICAÇÃO, ou seja, preservando o anonimato do respondente.

Assim, reforço o meu pedido de ajuda e, como contrapartida, me comprometo a analisar os dados por cooperativa, retornando os resultados, a fim de contribuir com informações para o seu planejamento estratégico.

Para conhecer melhor o processo, por favor, entre em contato por Whatsapp pelo número (19) 99218-0617 ou por e-mail: maurapadula@usp.br ou mpamc@uol.com.br.

Na certeza que de compartilhamos o mesmo ideal em prol do cooperativismo, agradeço mais uma vez a abertura do Sescoop/SP e coloco-me à disposição para quaisquer informações adicionais.

Atenciosamente,

Maura Padula
(19) 99218-0617


Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo
Rua Treze de Maio, 1376 – Bela Vista
CEP: 01327-002 – São Paulo/SP
Fone: (11) 3146-6200


Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados à OCESP. Este material não pode
ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído
sem prévia autorização.
 
Atrium Sao Paulo Consultores
 
Atrium Sao Paulo Consultores Atrium Sao Paulo Consultores