Institucional
Sescoop/SP
Fescoop/SP
Cooperativismo
Serviços
Central de Informações
Agenda de Eventos
 

 

 

Unimed é homenageada na Assembleia Legislativa pelos 50 anos
06/12/2017



Em sessão solene proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Cauê Macris, o Sistema Unimed foi homenageado nesta quarta-feira (6) pelos 50 anos de história e atuação. O evento ocorreu no Plenário Juscelino Kubtischek, com participação dos presidentes Orestes Pullin (Unimed do Brasil), Alexandre Ruschi (CNU), Eudes Aquino (Fundação Unimed) e Edivaldo Del Grande (Sistema Ocesp).

Os deputados cooperativistas Davi Zaia, Itamar Borges e Welson Gasparini também integraram a mesa da solenidade, que foi acompanhada por conselheiros da Ocesp, dirigentes e colaboradores do Sistema Unimed. Onofre Cezário de Souza Filho, presidente da OCB/MT e membro eleito recentemente da diretoria da ACI, também marcou presença.

Parlamentares

O coordenador da Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista, deputado Davi Zaia, salientou que o cooperativismo faz a diferença. “As cooperativas são empresas diferentes. Elas atuam em diversos ramos, sempre melhorando a vida das pessoas. Um bom exemplo é a Unimed, que beneficia médicos e pacientes com uma estrutura nacional, tanto nos grandes como nos pequenos municípios. Empreendedores da saúde que se uniram para prestar bons serviços à população”.

O deputado Itamar Borges falou da homenagem como uma forma de reconhecer publicamente o valor das Unimeds. “Chamamos a Unimed aqui na Casa do Povo para dizer: obrigado por tudo o que faz e parabéns pelo exemplo de cooperativismo”. Já o deputado Welson Gasparini, ao homenagear o cinquentenário, falou da qualidade dos serviços da Unimed e lembrou do hospital de referência inaugurado em Ribeirão Preto.

Dirigentes
O presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, valorizou a longevidade e a importância da Unimed para a Saúde Suplementar. “Segundo o IBGE, de cada 10 empresas que surgem, 6 fecham antes de completar 5 anos. Portanto, estamos diante de um caso excepcional. Os 50 anos do Sistema Unimed vêm comprovar que o cooperativismo médico é um grande sucesso. A Unimed é uma potência no Brasil, com 38% do mercado da Saúde Suplementar. Se o setor da saúde é um dos grandes desafios do nosso país, imaginem se não existisse o Sistema Unimed”, frisou Del Grande.

Eudes Aquino, presidente da Fundação Unimed, prevê um futuro promissor. “A trajetória da Unimed nestes 50 anos sempre foi retilínea, calcada em trabalho, dedicação e na crença do potencial do cooperativismo. Tratávamos de doenças, mas intuímos a tempo que a prevenção é mais importante. Fazendo uma retrospectiva e projetando, creio num futuro ainda mais promissor para a Unimed”, disse Eudes na sessão solene.

Por sua vez, o presidente da CNU, Alexandre Ruschi, lembrou da clarividência e ousadia do dr. Edmundo Castilho ao fundar a primeira Unimed, em Santos. “Por meio do cooperativismo, ele uniu os médicos, daí o nome Unimed, para valorização dos próprios profissionais e da medicina”.

Já o presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin, ressaltou a representatividade do Sistema Unimed. “Atuamos em 84% do território nacional, temos 18 milhões de clientes, ou 9% da população, com 114 mil médicos cooperados e 114 hospitais próprios”. Pullin também fez questão de agradecer ao presidente Del Grande pela contribuição nas mudanças do modelo assistencial. “Passamos a priorizar a atenção primária, após viagens de conhecimento promovidas pelo Del Grande, por meio do Sescoop. Já temos 50 núcleos trabalhando a mudança do modelo assistencial. E estamos unidos para dar sustentabilidade ao cooperativismo médico”.



Ao finalizar a sessão de homenagem aos 50 anos do Sistema Unimed, o presidente da Assembleia, deputado Cauê Macris, falando de sua infância em Americana, lembrou do orgulho de seu avô de poder pagar para os filhos e netos um plano de saúde da Unimed. Cauê contou também como chegou à Unimed e ao cooperativismo. “Foi o saudoso Rafael Moliterno que me aproximou da Unimed. E, mais recentemente, fiquei encantado com a organização do cooperativismo ao visitar a Ocesp, antes mesmo de ser presidente da Assembleia”. Ao terminar, Macris referiu-se à Unimed como exemplo de empreendedorismo, de sociedade civil organizada, “que é o verdadeiro Brasil”.

Reunião do Conselho

Os membros dos Conselhos Diretor e Fiscal da Ocesp, além de acompanhar a Sessão Solene em homenagem à Unimed, aproveitaram a ocasião para fazer ali mesmo, na Assembleia Legislativa, sua reunião mensal ordinária. Depois, almoçaram no restaurante da Assembleia. Os deputados Davi Zaia e Welson Gasparini também almoçaram com os cooperativistas.


Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo
Rua Treze de Maio, 1376 – Bela Vista
CEP: 01327-002 – São Paulo/SP
Fone: (11) 3146-6200


Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados à OCESP. Este material não pode
ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído
sem prévia autorização.
 
Atrium Sao Paulo Consultores
 
Atrium Sao Paulo Consultores Atrium Sao Paulo Consultores