Institucional
Sescoop/SP
Fescoop/SP
Cooperativismo
Serviços
Central de Informações
Agenda de Eventos
 

 

 

Cooperativa Percursos ressalta vantagens do modelo cooperativista
25/10/2017

 

A Percursos, cooperativa de trabalho paulista que reúne professores de idiomas, participou em setembro do 21º Congresso Brasileiro de Professores de Francês, em Aracaju. Na ocasião, a cooperativa apresentou a conferência: "O professor-empreendedor: a abertura de uma cooperativa de trabalho como política de inclusão profissional e social", no eixo temático “Políticas e Memórias”.

De acordo com a presidente da Percursos, Bárbara Dias, a cooperativa mostrou como esse caminho ainda é pouco trilhado no Brasil, embora constitua uma boa saída para alguns dos problemas da profissão, como a informalidade, a falta de liberdade de atuação e a dificuldade de inserção no mercado de trabalho.
“Falamos, também, que além dessa inserção profissional, o formato de cooperativa vislumbra a formação contínua do cooperado, o que para a profissão de professor de línguas não só é benéfico como necessário, pois nós temos que estar sempre atualizados, e a existência de fundos destinados exclusivamente a isso é incrível”, explica.
Em relação a salários e condições de trabalho, como a cooperativa não visa ao lucro, a remuneração é maior do que a média das demais escolas, mantendo o profissional motivado e satisfeito. “Além disso, o professor tem direito a ausentar-se para descansar ou cuidar da saúde. Como são vários profissionais de um mesmo setor, um cobre o outro e as aulas continuam rolando”, complementa Bárbara.
“A cooperativa, se bem conduzida, só tem a oferecer grande parte de tudo o que sonhamos: estrutura física de maior visibilidade, estrutura financeira para melhores salários e formação contínua, estrutura pedagógica pois não precisa de modo algum ser um tipo só de aula, um só material de apoio. Como somos donos temos liberdade de optar por atividades que nos interessam também enquanto profissionais. Daí fica gostoso trabalhar, né?”, indaga Bárbara.
Além de apresentar a conferência, a equipe da Percursos esteve em contato com integrantes de duas outras cooperativas do mesmo segmento, porém atuantes no ramo Educacional: a Cooplem, com 18 anos de atuação em Brasília; e a Ceiling, do Paraná.


Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo
Rua Treze de Maio, 1376 – Bela Vista
CEP: 01327-002 – São Paulo/SP
Fone: (11) 3146-6200


Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados à OCESP. Este material não pode
ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído
sem prévia autorização.
 
Atrium Sao Paulo Consultores
 
Atrium Sao Paulo Consultores Atrium Sao Paulo Consultores