Institucional
Sescoop/SP
Fescoop/SP
Cooperativismo
Serviços
Central de Informações
Agenda de Eventos
 

 

 

Sicredi PR/SP/RJ chega a 1 milhão de cooperados e homenageia Roberto Rodrigues
18/10/2017



A Central Sicredi PR/SP/RJ, que reúne 31 cooperativas de crédito singulares e 525 agências, atingiu a marca de 1 milhão de cooperados. Para celebrar a conquista, o Sicredi convidou o embaixador especial da FAO/ONU para o cooperativismo, Roberto Rodrigues, para ser seu “Cooperado 1 Milhão”. A homenagem foi feita no dia 16 de outubro, na agência da avenida Paulista do Sicredi Vale do Piquiri, em evento que contou com a presença de lideranças cooperativistas e autoridades públicas, como os deputados Davi Zaia e Marco Vinholi. A Ocesp marcou presença com o conselheiro Américo Utumi e o superintendente Aramis Moutinho Jr.



Em seu discurso, Roberto Rodrigues lembrou da importância do ramo crédito para sua trajetória de sucesso no cooperativismo. “O crédito tá na origem de tudo o que conquistei no cooperativismo. Em 1973, comecei fundando uma cooperativa de crédito rural em Guariba. Depois, com o Américo Utumi na presidência da Ocesp, fizemos uma campanha no Estado para formação de outras tantas cooperativas de crédito rural, para que a agricultura pudesse andar com as próprias pernas”, ressaltou Rodrigues. “Foi esse trabalho no ramo crédito que me credenciou para outras conquistas. Virei presidente da OCB, cheguei à presidência mundial do cooperativismo, na ACI. Sinto muito orgulho de receber essa homenagem”, disse um emocionado Roberto Rodrigues.




Antes da fala do homenageado, os presidentes do Sicredi Vale do Piquiri, Jaime Basso, e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, apresentaram os números do Sistema Sicredi, que está presente em 21 estados com mais de 3 milhões de associados. Basso também homenageou Rodrigues, admitindo-o como o cooperado de número 100 mil do Sicredi Vale do Piquiri.



Os deputados estaduais Davi Zaia e Marco Vinholi, além de destacar o merecimento de Roberto Rodrigues, ressaltaram a importância do cooperativismo. Vinholi disse que acredita no cooperativismo como modelo ideal para o desenvolvimento sustentável. “Foi assim que muitos países chegaram ao desenvolvimento, assim será aqui também”, frisou ele, dispondo-se a defender a causa.



Já o deputado Zaia, coordenador da Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista, lembrou de sua atuação pelas cooperativas de crédito. “Conseguimos mudar uma lei no Estado, que exigia um mínimo de 70 mil associados para que se pudesse formar uma cooperativa de crédito de servidores públicos. E hoje estamos lutando para a aprovação, no Congresso Nacional, do projeto que autoriza as cooperativas de crédito a operarem com as prefeituras”, disse o deputado, citando também o trabalho importante do deputado federal, hoje Secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim, representado no evento pelo diretor do ICA (Instituto de Cooperativismo e Associativismo), Paulo Cesar Oliveira. Vale recordar que o deputado Arnaldo Jardim foi relator da Lei que hoje regulamenta o Cooperativismo de Crédito no Brasil e autor da emenda que instituiu o FGCoop, Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito.

 

 

 

 


Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo
Rua Treze de Maio, 1376 – Bela Vista
CEP: 01327-002 – São Paulo/SP
Fone: (11) 3146-6200


Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados à OCESP. Este material não pode
ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído
sem prévia autorização.
 
Atrium Sao Paulo Consultores
 
Atrium Sao Paulo Consultores Atrium Sao Paulo Consultores