Institucional
Sescoop/SP
Fescoop/SP
Cooperativismo
Serviços
Central de Informações
Agenda de Eventos
 

 

 

Levantamento do Sescoop/SP revela prejuízos causados por lagarta nas cooperativas paulistas
08/04/2013

Praga afeta 80% do feijão da região de Paranapanema e 60% da cultura do algodão

Um levantamento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP) aponta as perdas das cooperativas paulistas causadas pela lagarta da borboleta Helicoverpa armigera.  Em algumas regiões, os dados revelam perdas de quase 80% do feijão e 60% da cultura do algodão.
 
Flávia Maria Sarto, consultora do ramo de Agronegócio do Sescoop-SP, explica que as perdas do feijão foram constatadas na região do Paranapanema. Já o algodão está prejudicado em várias regiões do Estado. “O botões, ao invés de florescerem naturalmente, ficam bifurcados, comprometendo a produção”, explica a consultora.
 
Segundo ela, os produtores aumentaram a pulverização, com aumento de custos. “Eles garantiram um número aceitável de botões por planta. O prejuízo provavelmente virá na redução do peso desses botões e, consequentemente, teremos perdas de produtividade”, analisa Flavia. Ela ressalta ainda que não foram detectadas perdas no algodão transgênico e também em regiões de algodão que antes eram ocupadas por cana de açúcar. “A larva também não afetou as regiões que receberam controle biológico do plantio de cana”, esclarece.


Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo
Rua Treze de Maio, 1376 – Bela Vista
CEP: 01327-002 – São Paulo/SP
Fone: (11) 3146-6200


Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados à OCESP. Este material não pode
ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído
sem prévia autorização.
 
Atrium Sao Paulo Consultores
 
Atrium Sao Paulo Consultores Atrium Sao Paulo Consultores