Institucional
Sescoop/SP
Fescoop/SP
Cooperativismo
Serviços
Central de Informações
Agenda de Eventos
 

 

 

Juntos somos mais e podemos mais
12/08/2014

Edivaldo Del Grande (*)

As cooperativas do Estado de São Paulo estão engajadas no maior movimento nacional de solidariedade e estímulo ao voluntariado. Elas participam do Dia de Cooperar, o “Dia C”, que terá atividades como atendimento de saúde, orientação ambiental, apresentações artísticas, entre outras. O evento conta com a coordenação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP). 
“Dia C” é uma campanha que tem como objetivo o estímulo a ações voluntárias de diversas naturezas, promovidas por cooperativas de todo o Brasil. A iniciativa começou em 2009, na unidade mineira do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e, desde 2013, a unidade nacional trabalha para ampliar essa campanha em todos os estados do país, que tem como grande viés a transformação de ações isoladas em um vigoroso movimento de solidariedade cooperativista, com ênfase no desenvolvimento social comunitário.
O dia 6 de setembro será a data de “celebração” simultânea em todo o território nacional. É neste dia que as cooperativas participantes do projeto preparam atividades voluntárias pontuais em suas localidades para festejar o “Dia C”.
 O “Dia C” ressalta o papel do cooperativismo no país e reforça a doutrina cooperativista, que traz na sua essência a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e com equilíbrio das diversas forças sociais. Por isso, o “Dia C” quer se transformar em referência da responsabilidade social de nossas cooperativas. A campanha amplia nossa oportunidade de transformar e ser transformado por meio de atividades voluntárias norteadoras e essenciais ao bem-estar comum.
 O cooperativismo brasileiro tem forte presença na vida da população, criando oportunidades e aumentando as riquezas do país. Todos os ramos do cooperativismo contribuem para o desenvolvimento socioeconômico nacional e os exemplos se multiplicam em todas as regiões brasileiras. No ramo agropecuário, 48% da produção do país passa, em algum estágio da cadeia, pelas mãos de cooperativas. No ramo crédito, já ocupamos a 6ª. posição no mercado financeiro; e no ramo saúde estamos presentes em 83% dos municípios brasileiros.
 O desenvolvimento econômico promovido pelas cooperativas está ligado às conquistas sociais que elas promovem. E o “Dia C” vem coroar o papel social e de voluntariado, beneficiando 1,4 milhão de pessoas em 1.060 municípios, reunindo cerca de 200 mil voluntários em todo o Brasil. Nosso desafio é fazer com que as ações, que muitas vezes ocorrem de forma isolada e por tempo determinado, se tornem programas estruturados e permanentes de solidariedade das cooperativas, com foco no desenvolvimento social.
Temos certeza que o “Dia C” vai se transformar no mais importante movimento de voluntariado brasileiro e que poderá ultrapassar fronteiras. A forte presença das cooperativas nas comunidades mostra que nossa contribuição não está apenas em palavras, mas em ações efetivas e transformadoras cada vez mais fortes.
(*) Edivaldo Del Grande é presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP).


Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo
Rua Treze de Maio, 1376 – Bela Vista
CEP: 01327-002 – São Paulo/SP
Fone: (11) 3146-6200


Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados à OCESP. Este material não pode
ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído
sem prévia autorização.
 
Atrium Sao Paulo Consultores
 
Atrium Sao Paulo Consultores Atrium Sao Paulo Consultores