Institucional
Sescoop/SP
Fescoop/SP
Cooperativismo
Serviços
Central de Informações
Agenda de Eventos
 

 

 

Parabéns cooperativistas!
06/07/2012

* Edivaldo Del Grande

Neste primeiro sábado do mês de julho, comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo. Uma história que começou em 1844, com uma cooperativa de consumo criada por 28 operários em Rochdale, região de Manchester. No Brasil, nossa história se registra desde 1889, com a criação da primeira cooperativa de consumo, em Ouro Preto, Minas Gerais.
 
De lá para cá, muita coisa aconteceu, muitas situações ameaçaram nossa sobrevivência, mas nada foi capaz de tirar o ânimo, a determinação e, sobretudo, a confiança de que estamos no caminho certo.
 
Em 2012, vivemos um dos momentos mais auspiciosos para o cooperativismo. Fomos agraciados pela Organização das Nações Unidas com a designação deste como o Ano Internacional das Cooperativas.
 
Da mesma forma, o estado de São Paulo tem prestado sua homenagem com eventos e ações que elevam nossa importância. Sociedade civil, poder público, vereadores, deputados, entidades de classe e mesmo empresas privadas se uniram nessa corrente em reconhecimento à importância do cooperativismo para a construção de uma vida mais justa e igualitária.
 
O ramo trabalho tem ainda um motivo a mais para comemorar. Finalmente o Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei 4622/2004, que regulamenta suas atividades. Será um divisor de águas na história desse ramo que vem sofrendo por conta do desconhecimento por parte do poder público sobre seu funcionamento e importância.
 
Não tenho dúvida de que tudo isso é o resultado merecido de um trabalho árduo para a construção de um cooperativismo digno, baseado nos sete princípios fundamentais reconhecidos internacionalmente:a Adesão Livre e Voluntária; a Gestão Democrática, a Participação Econômica dos Sócios; a Autonomia e Independência; a Educação, Formação e Informação; a Intercooperação; e o Interesse pela Comunidade.
 
Diante de tudo isso, este ano queremos parabenizar cada cooperado. Hoje somos mais de 10 milhões em todo o Brasil e mais de três milhões no Estado de São Paulo. Cada um, seja da capital ou do interior mais longínquo, tem sua importância e merece nossos cumprimentos.  Parabéns cooperativistas!
 
* Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP)


Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo
Rua Treze de Maio, 1376 – Bela Vista
CEP: 01327-002 – São Paulo/SP
Fone: (11) 3146-6200


Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados à OCESP. Este material não pode
ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído
sem prévia autorização.
 
Atrium Sao Paulo Consultores
 
Atrium Sao Paulo Consultores Atrium Sao Paulo Consultores