Institucional
Sescoop/SP
Fescoop/SP
Cooperativismo
Serviços
Central de Informações
Agenda de Eventos
 

 

 

Os frutos do cooperativismo paulista
08/01/2014

Edivaldo Del Grande*
 
As cooperativas paulistas caminham a passos firmes, rumo a novos desafios e conquistas. O trabalho árduo dos líderes cooperativistas do passado resultou na construção de um trajeto de boas perspectivas. A Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP) chegam ao final de 2013 com muitas vitórias para comemorar.
 
Uma das principais conquistas é a inauguração da nova Casa do Cooperativismo Paulista, na região central da capital. Edificação com onze andares e 6.718 metros quadrados de área construída. As mais de 1.000 cooperativas do estado de São Paulo agora contam com instalações como auditório para 220 pessoas, biblioteca, salas para cursos e reuniões, laboratório de informática entre outras, que atendem às mais variadas demandas.
 
Os números mostram que o Sistema Ocesp segue perseverante em seus propósitos. Nos últimos três anos, o número de pessoas beneficiadas com os programas de educação e formação profissional cresceu 75%, subindo de 15.072 pessoas atendidas em 2010 para 26.501 pessoas em 2012. As ações de promoção social saltaram 371% no período. Em 2010, foram 29.759 pessoas beneficiadas contra 140.176 pessoas atendidas em 2012. Desde a compra do prédio em 2007 até 2012, houve um aumento acima de 820% no número de pessoas beneficiadas em programas de formação profissional e promoção social, reforçando a importância do investimento para o cooperativismo paulista.
 
O Sistema Ocesp, em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), tem atuado de maneira decisiva nas grandes questões que envolvem as cooperativas. Nos últimos anos, uma série de conquistas pode ser elencada, como a lei que cria o Sistema Nacional do Cooperativismo de Crédito, o fundo Garantidor do ramo Crédito, a lei que regulamenta o Cooperativismo de Trabalho, o Novo Código Florestal e a representação efetiva do cooperativismo na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), o que tem contribuído para zelarmos pela legalidade, legitimidade e imagem de nossas cooperativas.
 
Um olhar para o futuro traz novos desafios ao cooperativismo. Por isso, intercooperação virou palavra de ordem para um grupo de 19 cooperativas paulistas do ramo agro. Elas integraram o primeiro grupo a participar do Programa de Excelência em Gestão de Rede de Desenvolvimento Integrado (RDI) para Cooperativas Agropecuárias, uma parceria inédita do Sistema Ocesp realizada com o Departamento de Cooperativismo e Associativismo (Denacoop), órgão do Ministério da Agricultura, e formatada por professores e consultores da Fundação Dom Cabral. A proposta é desenvolver habilidades em gestão e governança, preparando as cooperativas para atuarem individualmente e em conjunto no contexto de suas cadeias produtivas. Uma das atividades do grupo foi um intercâmbio internacional nos Estados Unidos, que ofereceu curso sobre Governança em Cooperativas na Universidade de Missouri e visitas técnicas a cinco cooperativas norte-americanas, dentre elas as duas maiores do país no setor agropecuário, a CHS Inc. e a Land O’Lakes.
 
O cooperativismo paulista segue em sintonia com as demandas dos seus associados, sem esquecer das exitosas conquistas do passado e daqueles que tanto trabalharam para construir o patrimônio atual. Continuaremos avançando, defendendo a essência do cooperativismo de construir uma sociedade mais justa, livre e fraterna.
Feliz 2014!
 
*Edivaldo Del Grande é presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP).


Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo
Rua Treze de Maio, 1376 – Bela Vista
CEP: 01327-002 – São Paulo/SP
Fone: (11) 3146-6200


Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados à OCESP. Este material não pode
ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído
sem prévia autorização.
 
Atrium Sao Paulo Consultores
 
Atrium Sao Paulo Consultores Atrium Sao Paulo Consultores